Conceitos Básicos de Informática para concurso

Conceitos Básicos de Informática para concurso
Acesso dedicado
O acesso dedicado é normalmente usado por empresas que vendem o acesso aos usuários finais.O acesso dedicado faz com que o computador fique conectado permanentemente com a rede.

ADSL
Sigla para Assimetrical Digital Subscriber Line. ADSL é uma forma de conexão à Internet que reserva um espaço da linha telefônica para o tráfego de informações e outro para a voz. Com essa modalidade de conexão banda larga o usuário pode permanecer 24 horas online.

Adware
É qualquer programa que automaticamente executa, mostra ou baixa publicidade para o computador depois de instalado ou enquanto a aplicação é executada. Alguns programas shareware são também adware, e neles os usuários têm a opção de pagar por uma versão registrada, que normalmente elimina os anúncios. Alguns programas adware têm sido criticados porque ocasionalmente possuem instruções para captar informações pessoais e as passar para terceiros, sem a autorização ou o conhecimento do usuário. Esta prática é conhecida como Spyware. Existem programas destinados a ajudar o usuário na busca e modificação de programas adware, para bloquear a apresentação dos anúncios ou eliminar as partes de spyware. Para evitar uma reação negativa, com toda a indústria publicitária em geral, os criadores de adware devem equilibrar suas tentativas de gerar ingressos com o desejo do usuário de não ser molestado.

Backbone
A tradução literal é “espinha dorsal”. O backbone é a fração da rede que suporta o maior tráfego de dados. A função do backbone é conectar várias redes locais.

Baud rate
O baud rate é normalmente usado como um sinônimo de bps (bits por segundo). O nome baud vem de J. Baudot, que inventou o código telegráfico Baudot.

Bit
Binary digit (dígito binário), é a menor entre as unidades de informação. Um agrupamento de 8 bits forma um byte.

Bluetooth
A tecnologia Bluetooh é, basicamente, um padrão para comunicação sem-fio de baixo custo e de curto alcance. Através dele permite-se a comunicação sem fio entre aparelhos eletrônicos que podem ser telefones celulares, Palmtops, computadores, scanners, impressoras, equipamentos de escritório, enfim, qualquer aparelho que possua um chip Bluetooth. Esta comunicação realiza-se através de ondas de rádio na freqüência de 2.4 GHz, que não necessita licença e está disponível em quase todo o mundo.

bps
bps(bits por segundo) é uma medida da velocidade de transmissão de dados.

Browser
É o software utilizado para a navegação na Internet.

Cookie
São informações que as páginas da Internet guardam no seu computador. Os cookies servem para ativar páginas customizadas na web, ou para informar aos servidores quantas vezes você passou por determinado site.

Criptografia e decriptografia
Criptografia é o ato de codificar dados em informações aparentemente sem sentido, para que pessoas não consigam ter acesso às informações que foram cifradas. Há vários usos para a criptografia em nosso dia-a-dia: proteger documentos secretos, transmitir informações confidenciais pela Internet ou por uma rede local, etc. Um exemplo nos dias atuais: os bancos usam criptografia nos seus sites (sites seguros) .

Dial-Up
É uma outra denominação para acesso discado. O Acessório de comunicações do Windows que possibilita a conexão entre computadores através de uma linha telefônica comum.

Download /Upload
Download é a transferência de um arquivo de outro computador para o seu computador. Upload é o inverso. Normalmente a velocidade de download é maior que a de upload.

Esteganografia
Técnicas para ocultar a existência de uma mensagem dentro de outra.
Um exemplo atual é ocultar uma mensagem dentro de uma imagem.
Não confundir esteganografia com criptografia. Enquanto a primeira oculta a existência da mensagem, a segunda oculta o significado da mensagem. Muitas vezes as duas são utilizadas em conjunto.

Ethernet
Um padrão de redes de computadores desenvolvido pela Xerox, DEC e Intel em meados de 1972, com uma largura de banda de 2,94 Mbps, sendo posteriormente padronizado a 10 Mbps pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers). As evoluções do padrão Ethernet são o Fast Ethernet com taxas de 100 Mbps , já utilizando a fibra ótica e o Gigabit Ethernet com taxas de 1Gbps.

Feeds RSS
A tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscreverem em sites que fornecem "feeds" (fontes) RSS. Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o usuário pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.
Resumindo, você pode ter notícias atualizadas no seu navegador sem ter que procurar em vários endereços.
Veja a seguir o IE& acessando uma página que contém Feeds RSS. Note que o botão mudou de cor - está laranja. Note as opções apresentadas pelo menu do botão. O usuário poderá ter acesso a vários tipos de notícias atualizadas.

Firewall
A tradução literal é “parede de fogo”. É um filtro que serve para dar mais segurança a uma rede ou mesmo a um computador doméstico que tenha acesso à Internet.

 Firmware
Firmware é um programa que vem pronto de fábrica dentro de um hardware.Um MP4 player (ou MP3 player,ou celular ou outros aparelhos) tem um programinha para fazê-los funcionar sem que o usuário se preocupe. Ligou o botão, a coisa funciona sozinha.

Freeware / Shareware
Freewares são os softwares gratuitos. Você pode utilizá-los livremente e não terá que pagar nada por isso. Muitas vezes alguns softwares são gratuitos apenas para pessoa física, havendo uma versão shareware para pessoa jurídica.

Sharewares são softwares os quais você faz o download, utiliza por um determinado período de tempo e, logo após, decide se realmente quer comprá-lo. Esse período de tempo chama-se período de avaliação e após seu término o software perde suas funcionalidades. Para poder continuar a utilizá-lo, você precisa adquirir um registro do mesmo.

FTP
Significa “File Transfer Protocol”. Protocolo utilizado para transferir arquivos entre dois computadores na INTERNET. Também é utilizado para designar o programa que realiza a transferência dos arquivos. Existem programas específicos (softwares) que fazem isto.

Hipertexto
Documento que contém links (ligações) para outros documentos, o que permite um processo de leitura não seqüencial. Links ou hiperlinks transformam o cursor do mouse em uma "mãozinha"

Host
É um computador que está sempre ligado à rede. Ele armazena arquivos e permite o acesso de usuários.

Hotspot
Um hotspot é um ponto de acesso sem fios onde os utilizadores se podem ligar à rede ou à Internet. Os hotspots podem existir em vários locais públicos. Gratuitos ou não, eles permitem o acesso à Internet de banda larga a utilizadores de aparelhos (laptops ou PDAs) que possuem o chipset de Wi-Fi. Muitos hotéis e aeroportos já têm hotspots.

HTTP
Significa “HyperText Transfer Protocol”. Protocolo utilizado pelo serviço WWW que significa World Wide Web. É um sistema baseado em hipertextos que permite a procura e a utilização dos recursos disponíveis na INTERNET. Éste protocolo de comunicação conecta usuários a sites. A sigla HTTP antecede os endereços de páginas Web. Ela informa ao servidor de que forma deve ser atendido o pedido do cliente.

Intranet
É uma rede privada e interna, normalmente usada por empresas.

IP
Endereço numérico que identifica de forma única um computador na rede INTERNET. Quando seu PC entra na WEB recebe um endereço IP. O formato do IP é 255.255.255.255. (4 grupos de números que atingem o máximo de 255)
Um endereço IP pode ser fixo ou dinâmico. Quando é fixo ele nunca muda; quando é dinâmico ele pode se alterar (e normalmente se altera) a cada conexão sua à Internet.

ISDN (RDSI)
A sigla significa Integrated Services Digital Network. (Rede Digital de Serviços Integrados) ISDN é uma rede digital que fornece serviços de voz, imagens, dados, etc.

Java
Java é uma linguagem de programação. Ela foi originalmente desenvolvida pela Sun Microsystems para ser utilizada na web.

Kbps – kilobits por segundo
Medida de velocidade de transmissão de dados. Sua equivalência é de mil bits por segundo.

KEY LOGGER
Mecanismo que registra tudo o que foi digitado. Isso permite, por exemplo, que o cracker consiga a senha dos usuários infectados que acessaram o banco via Internet.

LAN (Rede Local)
A sigla significa Local Area Network. Lan é uma rede geralmente limitada a um prédio ou instituição.

Largura de Banda - Banda larga
É a capacidade de enviar informação por um determinado canal ( um fio de cobre, um radioespectro, ou uma fibra ótica), ou seja, o número de bits por segundo que se pode transmitir através de um canal qualquer.
A banda larga é sempre mais rápida que uma transmissão via linha discada, independente do processador ou da memória da máquina.

Linha dedicada -
Ligação permanente entre dois computadores.(sempre conectados).

Megahertz (MHz)
O hertz (Hz) e o Megahertz (MHz) são unidades que medem freqüência. Na informática são usadas para indicar a velocidade dos processadores.

Modem
É o equipamento que conecta o computador à Internet. Ele transforma sinais digitas em sinais sonoros e vice-versa.

Net
A tradução literal do inglês é “rede”. Na informática o termo é usado como sinônimo de Internet.

On-board
Quando se diz que um componente da máquina é on-board , significa que ele já vem incorporado à placa-mãe. Atualmente é comum as placas-mãe trazerem on-board placa de som, modem e placa de rede (10/100 Ethernet). Ethernet é um padrão, mas em prova já tivemos pergunta onde se colocava a marca do fabricante, no caso 3Com.

Phishing
Phishing scam ou simplesmente scam ou, ainda, apenas phishing é um golpe usado na Internet que tem como objetivo roubar dados ou tomar o controle do PC do usuário incauto.
Geralmente começa com um "spam" (mensagem indesejada enviada para milhares de destinatários) onde se solicita que o internauta clique em um link para o seu banco ou um site que lhe dará "prêmios" valiosos!!
Mas também podemos encontrar "phishing" em sites da WEB.

Plug-in
Um "Plug-in" é um pequeno programa que você carrega e instala para adicionar uma característica específica ao seu navegador. Essas características podem incluir capacidade multimídia como vídeo e som. Ou seja, certos sites para se apresentarem adequadamente solicitam que você autorize a intalação de um plug-in.

POP3 e SMTP
POP3 (Post Office Protocol Versão 3): controla o recebimento das mensagens.
SMTP (Simple Mail Transfer Protocol): controla o envio de mensagens.
Este dois protocolos fazem parte das configurações das contas no Outlook.

PPP
A sigla significa Point-to-Point Protocol. É Um dos protocolos usados para fazer a conexão IP por via de uma linha telefônica. O PPP é muito útil para navegadores gráficos.

Programa-cliente
O funcionamento da Internet se baseia em relações cliente/servidor. Os programas clientes são os navegadores e os servidores verificam autorizações e armazenam dados.

Protocolo
Um padrão de comunicação a ser usado na Internet, o mais básico é o TCP/IP.

RFID (Identificação por radiofreqüência)
Tecnologia de Identificação que utiliza a radiofreqüência para capturar os dados e não a luz como é utilizado na leitura de códigos de barra. São utilizados, basicamente, dois componentes: o transponder ou RF Tag (ou simplesmente Tag) e um leitor com antena. Quando aproximamos um Tag do leitor, o campo do leitor alimenta o Tag e este transmite dados da sua memória para o leitor. Pense no pedágio quando você passa pela via expressa. Seu carro tem um TAG. É aquela caixinha de PVC fixada no vidro.

Roteador
Um roteador distribui pacotes de informação dentro de uma rede ou entre várias redes.

Servidor
É o programa que atende ao cliente e provê a ele os serviços solicitados. O servidor oferece vários recursos, entre eles: armazenamento de dados, acesso à Internet, etc.

Shareware / Freeware
Shareware é um software disponível em muitos locais da INTERNET. Inicialmente, o software é grátis, mas os autores esperam que o pagamento seja enviado depois de um período inicial de testes. Normalmente, os preços são baixos. É uma espécie de "teste antes e pague depois". Já o Freeware é grátis mesmo.

Sniffer
Programas que permitem monitorar a atividade da rede registrando nomes ( nome do usuário e senhas) sempre que estes acessam outros computadores da rede. Ou seja, o objetivo de pegar a identificação de acesso a conta do usuário.

Software livre ou "open source"
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. A liberdade de tais diretrizes é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível. Código fonte (código-fonte, ou source code em inglês) é o conjunto de palavras escritas de forma ordenada, contendo instruções em uma das linguagens de programação existentes no mercado, de maneira lógica que resultam na criação do programa. Assim, um software livre é dito "open source".

TCP/IP
Transmission Control Protocol/Internet Protocol. Conjunto de protocolos utilizado pela INTERNET a fim de permitir que os computadores se comuniquem.

URL
Uniform Resource Locator. É o sistema de endereçamento utilizado pelo WWW e um padrão de endereçamento proposto para toda a INTERNET. Trocando em miúdos: aquele endereço que você digita na barra de endereços do tipo www.qualquercoisa.com.br

Upload
Fazer um upload é transmitir um arquivo do seu micro para a rede. A operação inversa é o download.

USB
USB é a sigla para Universal Serial Bus, barramento com um tipo único de combinação porta/conector, usado para ligar ao computador sem nenhum grande esforço várias categorias de dispositivos como teclados, mouses, acessórios para games, monitores, scanner, câmeras e outros. O USB obedece ao padrão Plug and Play e visa diminuir drasticamente o trastorno na instalação e configuração dos mais diversos periféricos ao computador. Além da facilidade de uso proporcionada pelo padrão Plug and Play, o USB é “hot swappable”, ou seja, é possível conectar ou desconectar um novo dispositivo no computador com ele ligado e usá-lo imediatamente. O USB também permite a conexão de periféricos em cascata. Por exemplo: o Internet Keyboard Pro, teclado da Microsoft, vem com duas entradas USB extras e se o teclado estiver ligado ao computador pelo USB, essas duas portas podem ser usadas para conectar um mouse e um game pad.

VoIP
VoIP é a abreviação de voz sobre o protocolo da Internet (protocolo IP). O conceito é bem simples. A voz, através de equipamentos e softwares específicos, é transformada em pacotes de dados e, em vez de seguir por ramais telefônicos, se vale das infra-estruturas existentes de banda larga, antes usadas apenas para finalidades como e-mail ou acesso à internet. Transmitidas por esses canais, essas ligações são reconvertidas em voz quando chegam ao seu destino, ou seja, as empresas podem usar a web como um substituto das ligações de longa distância – interurbanas e até mesmo internacionais – aumentando o aproveitamento da infra-estrutura de acesso rápido que já têm.

WAP
Wireless Application Protocol ou, em português, protocolo para aplicações sem fio. É um protocolo (linguagem comum) mundial que torna possível o acesso à Internet por meio de dispositivos móveis sem fio - como micros de mão e celulares. Com WAP, é possível acessar páginas no padrão WML (Wireless Markup Language, uma espécie de linguagem HTML) criadas para a tela do celular ou de um computador de mão. Essas páginas trazem links que levam a outras, igualzinho aos sites da Internet, só que com menos recursos, devido às limitações das telas dos aparelhos.

Web server (servidor Web)
Um programa - na realidade um servidor - que fica entre o usuário que acessa uma página na rede - Intranet ou Internet - e um banco de dados.
Resumindo: o usuário quer ver seus dados num banco de dados da rede. Então ele acessa a página desejada e digita o que quer saber. A informação vai para o Web server que manda para o banco de dados. Este banco de dados responde ao web server que "monta" uma nova página que é enviada pronta como resposta ao usuário.
Detalhe: se sua rede no trabalho - Intranet - está isolada do mundo exterior, ela precisará de um Web server próprio. Desenvolvedores de sites usam Web servers pessoais para testar o site antes de ser colocado "no ar".

Wi-Fi e Wi Max
Utilizado para descrever produtos que respeitam o conjundo de normas 802.11 criado pelo Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE). As mais conhecidas são as 802.11b por utilizarem banda de 2,4 Ghz (proxima da frequência usada por um microondas ou por um telefone sem fios) e porque podem transferir dados a uma velocidade de 11 megabits por segundo (mbps). O novo standard 802.11a trabalha na banda de 5 Ghz e consegue transferir dados a até 54 Mbps.
A tecnologia Wi-Fi apresenta um curto alcance. No entanto já temos a tecnologia WiMax em desenvolvimento. Esta alcançará distâncias bem maiores que a Wi-Fi.

Wikipédia
Wikipédia é uma enciclopédia on-line, livre e feita pela colaboração dos usuários. Qualquer um pode participar e vem crescendo em ritmo incessante e cada vez tem mais colaboradores pelo mundo afora.
Não se paga para consultar nem se recebe nada por contribuir ao acervo das informações.

Comentários

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário, crítica, sugestão.